18/01/2013

Sabe quando você lê o texto da prova e não entende o que o cara quis dizer? Pois bem, isso não pode mais existir. NUNCA. Interpretação de texto é um dos pontos chaves de vários concursos, então temos que praticar muito. Por isso, hoje vem aqui uma questão para você. Vamos fazê-la?


Lembrei-me daquele começo de campanha e do seu esforço para conseguir uma notinha. Você, que nunca foi jornalista, acionou a imprensa como nós todos juntos não conseguimos. No início, cheguei a ouvir: “Mais velho do que a fome só o Betinho”. Em pouco tempo, você fez de si novidade e da fome, notícia. Você se impôs e nos pôs a serviço de sua causa.

Algumas pessoas o classificavam como assistencialista, idealista, utópico, querendo dizer que não passava de um sonhador. Como bom mineiro, você ria. Elas não percebiam que você sabia que não ia abolir a fome nem erradicar a miséria. O que queria era tirar o país do conformismo, passar da indignação à ação, mostrar que a fome e a miséria são um escândalo. O que você quis foi derrotar a razão cínica e substituí-la por uma razão ética.

Zuenir Ventura. “Como imaginar que dessa vez era pra valer?” In: Crônicas de um fim de século. Rio de janeiro: Objetiva, 1999, p.216 (com adaptações).

1)      Com relação às idéias e aos aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem (certo ou errado):

a)No primeiro parágrafo do texto, o autor narra o empenho de uma pessoa para instituir uma campanha de combate à fome e à miséria.

b)No segundo parágrafo do texto, o autor estabelece uma oposição entre dois tipos existentes de “razão”.

Gabarito: 1) a)Certa. O objetivo do parágrafo é relatar acontecimentos: a Campanha de Betinho contra a fome e a miséria (“ Em pouco tempo, você fez de si novidade e da fome, notícia”).

b)Certa. Por outro lado, o segundo parágrafo tem como objetivo apresentar a dualidade da campanha de Betinho, apresentando características dissertativo-expositivas.

Extraído do livro: Português simplificado para concursos, vol. II: gramática e interpretação de textos, análise

sintática, pontuação etipologia textual, questões com comentários e provas de variadas bancas / Fernando

Figueiredo, AdrianaFigueiredo. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009

Cedido pela professora auxiliar Glaucia Dornellas.

Comentar