19/04/2013

A gente não disse que ia conseguir? Pois então, aqui vão as questões de português não só gabaritadas como comentadas. Pedimos desculpa por só postar agora, mas os profs. estão numa correria só. Vamos à leitura? E não esqueça que as questões estão aqui.

Comentários da 3ª aula de Língua Portuguesa

1-      Certa. O pronome possessivo “seu” se encontra dentro da oração em pausa, como destaque referindo-s ao vocábulo antecedente “universalismo”.

2-      Errada. A ausência da preposição “em” não prejudicaria o sentido do texto, por isso o seu uso não é obrigatório.

3-      Certa. É importante identificar primeiro a estrutura da oração principal [A esperança de gradual retomada do crescimento do mercado de trabalho ... era prematura] = sujeito + predicado. Já na oração seguinte, busca-se sua relação com a principal [não deverá se concretizar]. Ao observar o verbo sublinhado, verifica-se a presença do infinitivo, o que possibilita a colocação da partícula “se” tanto antes como depois deste verbo, no entanto, se na estrutura fosse [...não concretiza-se] estaria errada, visto que o advérbio de negação atrai o “se”, além do verbo não estar no infinitivo.

4-      Certa. O pronome relativo “que” funciona como elemento de subordinação, além de evitar a repetição de “visão antropocêntrica”.

5-      Certa. O pronome possessivo “sua”(2ª pessoa do singular) poderá ser modificado para a 1ª pessoa do plural “nossa”,  sem afetar a coerência e coesão textual.

6-      Certa. O pronome demonstrativo “Essa” poderá ser substituído por “Esta” sem nenhum problema na correção gramatical, uma vez que na estrutura de um texto ao iniciar o primeiro parágrafo o pronome “Esta” é utilizado para antecipar uma informação que ainda vai ser mencionada (funciona como elemento de coesão referencial catafórica). Já em relação ao pronome “Essa” retoma o que já foi dito, funcionando como elemento de coesão referencial anafórica.

7-      Certa. No período, a oração principal “Chegar a esse paraíso não é das missões mais fáceis” é usada como referência seqüencial através do pronome demonstrativo “o”.

8-      Gabarito letra “D”. Na alternativa “A” a partícula “se” é um pronome reflexivo (obj. direto). No caso da alternativa “B” o “se” trata-se de uma conjunção subordinativa causal. Já, na alternativa “C” o pronome “-lo” refere-se  a palavra Nordeste. Por fim, a alternativa “E” está errada, visto que o vocábulo “ilação”, no contexto, quer dizer conclusão.

9-      Certa. O período atende a todas as exigências da norma padrão culta.

10-  Errada. Ficaria correto dizer: “Mesmo sendo ele um hábil articulador e a despeito do grande prestígio de que gozava, não obteve êxito na transação, pois a verdadeira natureza do negócio lhe escapara.

Comentar