07/07/2015
Imagina só estudar todo o conteúdo do concurso e quando chegar na hora da prova, simplesmente não conseguir lembrar-se do assunto? Dá aquele famoso “branco” e o desespero pode tomar conta do candidato, prejudicando seu desempenho como um todo na prova!
Para não deixar isso acontecer, existem algumas dicas de memorização que vão te ajudar a fixar os conteúdos na memória. Confira!
Associações
Tente associar o que está lendo com elementos que estejam a sua volta. Você pode associar um numeral a um telefone. Sempre que precisar lembrá-lo, pense no número do telefone.
Utilize Siglas
Esta é uma ferramenta excelente para sintetizar o conteúdo que deve ser lembrado. Quer um exemplo? Sabe qual a sigla é utilizada para decorar os princípios da Administração Pública, do artigo 37 da Constituição? LIMPE, que a palavra é formada pelas letras iniciais de cada um dos princípios: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Frases inusitadas
Outra forma de sintetizar o assunto é criando frases que não têm muito sentido, mas que por serem tão engraçadas ou diferentes, acabam facilitando na hora de lembrar do conteúdo. Funciona quando o candidato associa palavras a conceitos e depois monta uma frase envolvendo essas palavras. Quer um exemplo? Para memorizar as finalidades da pena de condenado, no Direito Penal, use a frase: “a pena transforma o condenado em um Saci PeReRê”. A palavra Pererê traz as letras iniciais das finalidades da pena: Prevenir novas condutas delituosas; Retribuir (ao mal do crime o mal da pena), Reintegrar o condenado à convivência social.
Rimas e músicas
Quem nunca associou conteúdos estudados a músicas conhecidas? Ou mesmo criou paródias utilizando o assunto estudado como letra da música? Se nunca fez isso, vale a pena começar a tentar. É uma forma divertida e que ajuda a fixar os conteúdos na memória de maneira muito mais fácil.
Brincar de professor
Parece bobagem , mas não é. Quando você se imagina dando uma aula, tentando explicar o que aprendeu, é uma boa maneira de memorizar o conteúdo. Tente citar todos os detalhes para explicar todo o assunto. A tática é eficiente porque ao tentar explicar o que acabou de aprender, as conexões de neurônios se expandem e o conteúdo é gravado por mais tempo, na memória de médio prazo.
OUTRAS DICAS IMPORTANTES
Técnicas de relaxamento
Antes de começar a estudar, pare, respire fundo e pausadamente até sentir relaxar toda sua musculatura. Desta forma, você consegue reduzir a ansiedade natural que existe quando se vai aprender algo novo.
Descanso merecido
Uma boa noite de sono é fundamental para estar com a mente relaxada par os estudos! Durma de 6 a 8 horas por noite. Além disso, faça períodos de descanso para o seu cérebro. A cada 1 hora de estudo, tire uns dez minutos para descansar.
Corpo são, mente sã
Cuidar do corpo reflete no trabalho da mente. Por isso, pratique exercícios físicos e coma alimentos saudáveis.
Revisão frequente
Se acostume a revisar o que foi estudado sempre que possível. Quanto maior o tempo de exposição daquele conceito, mais fácil será para memorizar.

Comentar