14/09/2015
A Fundação Cesgranrio é uma das mais importantes e respeitadas organizadoras de concurso em todo o País. Ganhou destaque ao longo dos anos, sobretudo por promover diversos concursos públicos de empresas estatais da esfera federal, tais como Petrobrás, IBGE, Liquigás, BNDES e, mais recentemente, os do Banco do Brasil.
A banca tem organizado algumas das últimas seleções do Banco do Brasil, inclusive o próximo certame com prova marcada para 18 de outubro. Antes, o órgão já teve provas realizadas pelas bancas FCC e Cespe.
Trouxemos algumas dicas sobre a Cesgranrio, para que vocês conheçam um pouco mais sobre essa banca e como são suas questões.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Uma associação de 12 instituições universitárias do Rio de Janeiro deu origem, no ano de 1971, ao Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio. A instituição realizou os primeiros vestibulares unificados do Grande Rio e, devido ao grande êxito alcançado, dois anos depois, em 1973, criaram a Fundação Cesgranrio.
Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, foi ampliando a sua área de atuação, sobretudo nas atividades da área educacional e cultural. Uma destas vertentes é a realização de concursos públicos e processos seletivos.
COMO A CEGRANRIO COBRA AS QUESTÕES?
A Cesgranrio costuma ser bem didática, separando a prova por matérias. Em geral, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas possíveis e apenas uma correta. Pode apresentar diferente pontuação entre as questões, inclusive criando blocos dentro de uma mesma matéria com questões que valem mais pontos. Desta forma, a sugestão é que o candidato inicie a prova por aquelas que valem mais pontos.
Suas questões são bem diretas e objetivas, mas apresentam muitas pegadinhas. É comum a organizadora cobrar questões semelhantes de concursos anteriores, por isso a importância de resolver provas de outros concursos da banca, inclusive para estar preparado para essas possíveis “cascas de banana” que possam, porventura, aparecer na sua prova!
Os enunciados costumam cobrar textos extraídos de revistas e jornais, com questões longas que demandam maior atenção e memorização por parte do candidato. É comum a banca colocar um texto bem grande e cobrar todas (ou quase todas) as questões de uma determinada disciplina em cima desse texto.
CONTEÚDOS DO EDITAL
A banca geralmente distribui proporcionalmente as questões por todos os itens do edital, exigindo que o candidato já esteja familiarizado com grande parte das matérias. Quando o edital for publicado, não haverá tempo hábil para estudá-lo por completo e para obter um bom rendimento é preciso estudar com antecedência.
Diferente de outras bancas, onde a prioridade são as matérias básicas, a Cesgranrio costuma cobrar cerca de 60% de sua prova apenas de matérias específicas de cada cargo. Um exemplo é o do Banco do Brasil, onde as matérias de maior peso são Atendimento, Técnicas de venda e Conhecimentos bancários.
Confira abaixo as peculiaridades em algumas das matérias:
* PORTUGUÊS: costuma utilizar charges e tirinhas, além de textos de jornais e revistas. Dentre os principais assuntos cobrados, estão pontuação, emprego das classes de palavras, pronomes, concordância e regência verbal e nominal, crase e emprego de conectores.
* ATUALIDADES: geralmente cobra elementos do cotidiano
* RACIOCÍNIO LÓGICO: utiliza gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de raciocínio visual
* DIREITO ADMINISTRATIVO: a ênfase é na doutrina jurídica
* DIREITO CONSTITUCIONAL: há a cobrança do texto exato das leis
* CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: cuidado com as pegadinhas de trocas de palavras com a legislação bancária
* REDAÇÃO: assim como Atualidades, costuma cobrar questões falando de situações do cotidiano. Normalmente é uma etapa eliminatório, então cuidado para não estudar apenas os outros assuntos e deixar a redação de lado. Você pode colocar tudo a perder!

Comentar