Tem muita gente que sente dificuldades de começar a estudar sem ter o edital lançado, sente-se perdido, sem saber por onde começar, que caminho seguir… Se você também é assim, saiba que está perdendo um tempo precioso de estudo! O estudo antecipado é uma estratégia para economizar tempo e ajudar a dar conta de boa parte do conteúdo da prova de forma produtiva.
Normalmente o prazo entre a publicação do edital e a realização das provas é bem curto, entre 45 a 90 dias. Nesse prazo é inviável estudar todos os assuntos, portanto quanto antes você começa a preparação, melhor seus resultados!
EDITAIS DE PROVAS ANTERIORES
Pesquise quais foram os últimos concursos realizados pelo órgão a que você pretende concorrer. Baixe os editais e analise os conteúdos que foram cobrados. As chances do próximo concurso cobrar as mesmas disciplinas são grandes, então você já tem um rumo a seguir.
CONCURSOS DA MESMA ÁREA
Os concursos podem ser divididos basicamente em algumas áreas principais: administrativa, policial, tributária, técnica ou jurídica. Quando o candidato foca em uma dessas áreas, fica mais fácil analisar os editais de alguns órgãos e encontrar alguns pontos em comum entre eles, tais como as matérias que são comumente cobradas e até as bancas que costumam fazer as provas desses órgãos.
FOQUE NAS MATÉRIAS BÁSICAS
Com a análise dos editais anteriores, vai ser possível saber quais são as disciplinas que costumam cair em todos os concursos semelhantes ou do mesmo órgão. Disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática têm um programa semelhante na maioria das seleções, então comece seus estudos por estas. Pesquise como são abordadas as matérias que caem no seu concurso, isso será possível resolvendo muitas questões de provas. Evite estudar matérias específicas que são cobradas em poucos concursos e aquelas que sofram constantes atualizações como as de legislação. Deixe para investir nelas apenas após o lançamento do edital.
Veja algumas das principais disciplinas básicas por áreas de concurso:
CONCURSOS DA ÁREA FISCAL: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês e Informática.
CONCURSOS DA POLÍCIA FEDERAL: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Matemática Financeira, Contabilidade, Economia, Administração, Redação e Informática.
CONCURSOS DA ÁREA DOS TRIBUNAIS: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Proc. Penal e Direito Proc. Civil.
CONCURSOS DA POLÍCIA CIVIL: Português, Raciocínio Lógico, Matemática, História, Geografia, Atualidades e Informática.
MONTE UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS
Defina qual o tempo que você tem disponível para os estudos. Seja sincero com o real tempo que terá para estudar! Monte um planejamento, dividindo os horários entre as matérias básicas, deixando cerca de 50 minutos a uma hora para cada uma das disciplinas. Entre uma matéria e outra, dê um intervalo de cerca de 10 minutos para beber uma água, ir ao banheiro, se espreguiçar. Tente estudar 2 ou 3 disciplinas por dia, no máximo. Estude teorias em alguns dias e reserve outros para resolver questões e realizar simulados.
ATUALIZE-SE APÓS O LANÇAMENTO DO EDITAL
Algumas matérias, principalmente aquelas relativas à legislação, podem sofrer mudanças entre um edital e outro. Esteja preparado para mudar seu planejamento assim que o edital for lançado. É nessa hora que você deve investir no estudo das matérias específicas.
Comentar