07/07/2011

Gostou do título do post? Mesmo que não, diz que sim, vai: passamos horas bolando ele :D Bem, mas mais importante do que gostar do título é entendê-lo. Com esse texto aí embaixo, você vai conseguir! Vamos nessa?

Hoje trataremos de um assunto simples e frequentemente cobrado em provas. Trata-se do emprego do por que (separado e sem acento), por quê (separado e com acento), porque (junto e sem acento), porquê (junto e com acento). Separado, junto, com, sem? Calma! Parece complicado, mas não é!

Por que (separado e sem acento circunflexo). Pode ser empregado em duas situações básicas:

1)   Por (preposição) e que (pronome interrogativo), quando puder ser substituído por estas expressões: “por qual razão”, “por qual motivo”.

Ex: Desejo saber por que você não viajou.  (interrogativa indireta, sem o ponto de interrogação)

por qual motivo, por qual razão

Ex: Por que você vendeu a sua casa? (interrogativa direta, com o ponto de interrogação)

por qual motivo, por qual razão

Nas situações acima, aparece tanto no início como no meio do período.

2)   Por (preposição) e que (pronome relativo), quando puder ser substituído por “pelo qual,  pela qual, pelos quais, pelas quais”.

Ex:Este é o caminho por que passamos.

Ex:O endereço por que procurávamos não existe.

Atenção:

Sabemos que são relativos os pronomes que representam um ser já expresso (antecedente), servem de vínculo gramatical entre duas orações, estabelecendo uma relação de subordinação. (Nova Gramática da Língua Portuguesa para concursos. Rodrigo Bezerra).

Se o pronome relativo estabelece uma relação de subordinação e representa um ser já expresso, ele virá, sim, no meio do período.

Porque (junto e sem acento circunflexo) será empregado quando funcionar como uma conjunção explicativa, causal ou final, podendo ser substituído respectivamente por “pois, já que, para que”.

Nestes casos, poderá aparecer no início ou no meio do período.

Ex: Porque não estudou o suficiente, não foi aprovada no concurso.

Já quevisto que..

EX: Escreva corretamente, porque não admito erros.

Pois…

Por quê (separado e com acento circunflexo) será empregado sempre que aparecer imediatamente antes de um ponto(final, de interrogação, exclamação) ou de reticências. Nessa situação, o vocábulo “que” passa a ser tônico, devendo ser acentuado.

Fui aprovado, sabe por quê?

Porquê (junto e com acento circunflexo) – neste caso, normalmente virá acompanhado por um determinante como por exemplo um artigo e exercerá a função de um substantivo, significará “causa”, “razão”, “motivo”.

Ex: Não consigo entender o porquê de sua viagem.

Não consigo entender o motivo de sua viagem.

Sucesso nos estudos!

Material cedido pela professora auxiliar Fabíola Cândido

Comentar