Dando continuidade à nossa série sobre os principais concursos militares, que oferece anualmente vagas de nível médio e superior, trouxemos hoje dicas das formas de ingresso na Marinha do Brasil.
Os aprovados em todos os concursos, passam por curso de formação militar e profissional, em alguns casos. Vale lembrar que durante esse curso, já começam a receber uma remuneração mensal. Confiram!
NÍVEL MÉDIO/ TÉCNICO
1) ESCOLA NAVAL
Localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Escola Naval tem o propósito de formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais (os dois primeiros nas habilitações de Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas) e Intendentes da Marinha (Habilitação em Administração). A graduação tem a duração de 4 anos letivos e o aluno (chamado de aspirante), ao final do 3º ano, escolhe uma das habilitações de acordo com sua ordem de classificação durante o curso.
A seleção realizada anualmente, em 2015 ofereceu 43 vagas. Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, entre 18 anos e menos de 23 anos. Além disso, é necessário concluir ou estar concluindo o Ensino Médio.
2) CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS
Os militares ocupam cargos relacionados às áreas de administração, informática, saúde, manutenção e reparo, exercendo, normalmente, atividades nas organizações militares em terra, ou ainda, embarcando em navios.
Podem participar da seleção candidatos de ambos os sexos, que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, em Nível Técnico, na profissão a que concorre. As idades limites são entre 18 e 24 anos. Os editais são lançados normalmente no mês de julho. Os candidatos aprovados realizarão um curso de formação, com duração de 4 meses, no Rio de Janeiro.
3) QUADRO TÉCNICO DE PRAÇAS DA ARMADA
Este Quadro tem o propósito de dotar a Marinha com técnicos de nível médio para atuarem na operação e manutenção de submarinos. As oportunidades, nas áreas de Eletroeletrônica e Mecânica são apenas para candidatos do sexo masculino. Para participar, é necessário ter o ensino técnico de nível médio completo (ou estar no último ano de conclusão) na área escolhida e entre 18 e 24 anos.
NÍVEL SUPERIOR
1) QUADRO COMPLEMENTAR
Há três possibilidades de cursos de formação: o Corpo de Intendentes, o Corpo de Fuzileiros Navais e o Corpo da Armada. Podem participar candidatos de ambos os sexos, com menos de 29 anos.
O curso de formação Ensino Militar-Naval e o Ensino Profissional, tem duração de 33 semanas, e é realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas, na cidade do Rio de Janeiro, e seis semanas no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).
2) QUADRO TÉCNICO
De acordo com a necessidade de pessoal de cada ano, são oferecidas vagas para profissionais com nível superior nas seguintes áreas: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Comunicação Social, Ciências Econômicas, Direito, Estatística, História, Informática, Letras (Língua Portuguesa), Psicologia, Segurança do Tráfego Aquaviário e Serviço Social.
As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, que tenham menos de 36 anos de idade. Os editais são lançados a partir do mês de abril. Os aprovados passam por curso de formação no CIAW, no Rio de Janeiro.
3) CORPO DE SAÚDE DA MARINHA
a) MÉDICO
Quando o edital é lançado, em meados do mês de julho, oferece oportunidades para as mais diversas especialidades da medicina. São aceitos candidatos de ambos os sexos, que tenham até 36 anos. O curso de formação também é realizado no Rio de Janeiro e tem duração de nove meses.
b) CIRURGIÃO-DENTISTA
Também oferece diversas especialidades da área da Odontologia, como Ortodontia, Periodontia e Endodontia. A oportunidade é para profissionais de ambos os sexos, com menos de 36 anos. O edital para esta seleção normalmente é lançado no mês de abril.
c) QUADRO DE APOIO À SAÚDE
São oferecidas oportunidades nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Podem participar profissionais formados nas especialidades oferecidas, de ambos os sexos e que tenham até 36 anos.
4) CORPO DE ENGENHEIROS
Candidatos de ambos os sexos, com menos de 36 anos de idade e que tenham concluído o curso de (ou estejam cursando o último ano) nas seguintes especialidades: Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil,- Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Química.
Comentar