05/10/2015
No dia 18 de outubro será realizada a prova do concurso do banco do Brasil, que está ofertando 860 vagas para o cargo de escriturário, sendo 95 imediatas e 765 para formação de cadastro reserva. A banca é a Cesgranrio, que vai avaliar os candidatos através de provas objetivas e de redação.
Esta banca costuma distribuir as questões pelo edital, não concentrando apenas em poucos temas. Cuidado apenas com as pegadinhas, pois a Cesgranrio utiliza demais deste artifício para pegar os candidatos mais distraídos. Atenção redobrada na leitura e concentração na hora de marcar o gabarito.
Nessa reta final dos estudos, trouxemos algumas dicas para cada uma das matérias que constam no edital. As principais disciplinas, como Língua Portuguesa, Conhecimentos Bancários e Informática costumam ser o foco da maioria dos candidatos, elevando a nota de corte da prova como um todo. Por isso é importante sair-se bem nestas matérias. Mas vale atentar para a necessidade de estudar também as outras disciplinas, pois elas serão o diferencial entre os candidatos.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção com as questões de Compreensão e Interpretação de Textos, pois abrangem quase metade da prova! Já com relação à Gramática, é preciso dar atenção à análise sintática, pontuação, emprego das classes de palavras, pronomes, concordância e regência verbal e nominal, crase e emprego de conectores.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO
O candidato precisa estar acompanhar as notícias de economia e sistema financeiro do mundo. É fundamental ler sobre esse assunto em livros e jornais, como o Valor Econômico e os cadernos de Economia e Finanças da folha de São Paulo e O Globo.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
Esta é normalmente uma matéria que causa arrepio em alguns candidatos. No entanto, as questões desta disciplina não costumam ser difíceis, exigem apenas treino. Porcentagem, juros simples e compostos, e probabilidade são assuntos bem recorrentes.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Para este concurso, a disciplina de Cultura Organizacional resume-se a basicamente três assuntos: Ética Aplicada, Conceito de Cultura Organizacional e Cultura Empresarial.
Lembrando que Ética Aplicada se subdivide em: Gestão da Sustentabilidade, Código de conduta da alta administração pública, Código de Ética do Banco do Brasil, A gestão da ética nas empresas públicas e privadas e Ética, moral, valores e virtudes. Para os códigos, não tem outro jeito, é ler e decorar muitas das informações!
TÉCNICAS DE VENDAS
Os novos editais do Banco do Brasil já mostraram que a prioridade é de ter servidores que se encaixem com o trabalho realizado por um escriturário. E para atingir as metas, é fundamental saber vender os produtos bancários aos clientes. Então, é melhor saber bem essa parte!
Os três principais temas abordados nesta disciplina são: Satisfação e retenção de clientes/ Valor percebido pelo cliente; Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei no 8.078/1990 e Noções de administração de vendas.
ATENDIMENTO
A parte de Atendimento é bem previsível e trata, principalmente, de três assuntos: Etiqueta Empresarial, Marketing em Empresas de Serviços e Telemarketing (Marketing de Relacionamento).
Vale lembrar que, assim como a disciplina Técnica de Vendas, Atendimento terá questões com peso maior (algumas com peso 1,5 e outras com peso 2,0). Juntas, elas somam 30% do total de pontos da prova.
LÍNGUA INGLESA
O Inglês veio como uma novidade neste concurso! A maior parte da prova é formada por questões de interpretação de textos técnicos, mas é necessário ter também conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos.
Um erro muito comum dos candidatos é achar que já sabe Inglês e ir para a prova sem se preparar! O resultado costuma ser desastroso! Para estudar a matéria, uma boa dica é ler bastante e consultar o dicionário toda vez que encontrar palavras e expressões desconhecidas. Além das questões de provas anteriores, leia artigos de revistas como a NewsWeek, uma das preferidas das bancas de concursos no Brasil.
DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA
Assim como acontece com a Língua Inglesa, muita gente acha que não precisa estudar Informática porque usar o computador todos os dias. Isso é um erro, pois nem todas as questões são de conhecimento geral. Além disso, a Cesgranrio costuma cobrar um conhecimento mais aprofundado, diferente das questões normalmente exigidas em cargos de nível médio.
Dentre os assuntos de destaque estão os Processadores de Textos (não só no Microsoft Word, mas no BrOffice Writer), os Sistemas Operacionais (Windows e no Linux), Internet e Intranet (principalmente os Navegadores) e Correio eletrônico. Vale lembrar que há várias diferenças entre os dois sistemas operacionais, como os comandos que normalmente são em português, no Windows e em inglês no Linux. A banca vai tentar te confundir quando, por exemplo, pedir o atalho para o Negrito que no Word é “CTRL+N” e no Writer é “CTRL+B”.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
É uma matéria muito objetiva, pois aborda muito os conceitos relacionados ao setor, como mercado de câmbio, mercado de capitais e crédito. É uma das disciplinas mais importantes do concurso e um dos principais critérios de desempate de notas, o que num concurso com muitos inscritos torna-se fundamental!
Dentre os temas que já foram mais cobrados em provas anteriores Banco Central do Brasil, Conselho Monetário Nacional, Sistema Financeiro Nacional, taxa SELIC, crime de lavagem de dinheiro e crédito rural. No entanto, é preciso estudar todos os pontos desta disciplina a fundo, pois a banca pode cobrar questões de qualquer um dos tópicos.
Esta semana o Espaço Jurídico está oferendo uma superpromoção para quem vai fazer o concurso do Banco do Brasil. A turma online, que conta com mais de 40 aulas, divididas entre todas as matérias, está com preço promocional de 50%! Aproveite essa oportunidade!

Comentar