O sonho de todo concurseiro é a existência de uma fórmula mágica de estudos que garantisse sua aprovação. Infelizmente não há! Porém, existem algumas estratégias que podem contribuir para o bom rendimento e resultados mais produtivos. Da mesma forma, há aqueles erros que, sempre que cometidos, trazem o fracasso na hora da prova.
Será que você está cometendo algum desses erros? Confira nossas dicas para que esses deslizes nunca mais te atrapalharem
NÃO TER UMA ESTRATÉGIA
Passar num concurso não é sorte e sim o resultado de um estudo estratégico, que envolve organização e disciplina. Sem isso, todo o tempo em que passou se preparando pode vir por água abaixo.
NERVOSISMO E ANSIEDADE
Esses são os seus dois maiores inimigos. Durante o processo de preparação, podem afetar completamente sua concentração e produtividade. Na hora da prova, podem te desestabilizar e te levar a um desastre total. É preciso ter mais confiança em si mesmo e não deixar que esses dois sentimentos tomem conta de você!
NÃO CONHECER A BANCA
Cada banca examinadora tem suas particularidades: uma forma diferente de cobrar os conteúdos, as pegadinhas que utiliza para derrubar os candidatos desatentos… Quando o concurseiro sabe como é a organizadora, suas chances de ter um bom desempenho são bem maiores. Lembre-se: a melhor forma de conhecer uma banca é resolvendo suas provas anteriores!
EXAGERAR NA MARATONA DE ESTUDOS
Uma rotina exaustiva de estudo durante um dia, pode te prejudicar nos dias seguintes, chegando até a causar uma estafa!
O estudo tem resultado até o momento em que a mente ainda consegue absorver o conteúdo. Quando os olhos passam pelas linhas, sem conseguir manter a concentração, é hora de parar e recomeçar só no dia seguinte.
Uma dica interessante é fazer uma pausa de 15 a 20 minutos a cada uma hora de estudos. E não esqueça que ter uma boa noite de sono é fundamental para o seu rendimento.
ESTUDAR PARA CONCURSOS DIFERENTES AO MESMO TEMPO
Não tem jeito! É impossível estudar de uma só vez, com bom desempenho, para concursos nas áreas fiscais, de tribunais, e de carreiras policiais. Não se pode abraçar o mundo dos concursos públicos! É necessário ter foco em um estilo e manter o seu planejamento nele. Caso contrário, as chances de fracassar são enormes!
NÃO LER O EDITAL
O candidato nunca deve começar os estudos e muito menos ir fazer uma prova sem antes ter lido todo o edital do concurso! O blog do Espaço Jurídico já fez um post sobre a importância de ler o edital. Confira!
NÃO SEGUIR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Não perca tempo lendo mais do que o necessário. Investir na leitura de material complementar recomendado, mas que não esteja previsto no conteúdo programático do edital não vai te ajudar em nada. Tempo é ouro!
FALTA DE EQUILÍBRIO ENTRE AS DISCIPLINAS
De nada adianta estudar muito uma só matéria vai te fazer gabaritá-la, se a falta de estudos nas outras matérias não te classificar no concurso. Tente manter um equilíbrio no estudo das diferentes disciplinas, dedicando mais tempo àquelas em que você menos domina.
ESTUDAR NA VÉSPERA DA PROVA
Nada de recorrer a livros e apostilas faltando algumas horas para o concurso. Isso pode gerar mais estresse do que aprendizado. Aproveite a véspera da prova para fazer alguma atividade prazerosa, como relaxar, ir ao cinema, e preparar-se mentalmente para a avaliação que está prestes a fazer, de maneira serena.
Comentar