20/01/2016
O Espaço Jurídico existe há quase 17 anos e é, atualmente, uma referência de curso preparatório para concursos públicos. Além das duas sedes que possui em Recife (uma no bairro de Boa Viagem e outra na Boa Vista) oferece turmas online para todo o Brasil.
E não dá para falar no Espaço Jurídico sem contar um pouco da história de Manoel Erhardt, o fundador do curso.
UMA HISTÓRIA DE LUTA E CONQUISTAS
Manoel de Oliveira Erhardt nasceu em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Vindo de uma família simples, perdeu o pai aos 14 anos de idade. Estudou sempre em escolas públicas e foi classificado em primeiro lugar no vestibular do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Ainda como estudante, foi aprovado em concurso para funcionário administrativo do extinto Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPASE). Era o ano de 1974, quando tinha início a sua vida de servidor público que já dura mais de 40 anos. Em 1976, formou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Recife. A partir daí, colecionou uma sequência de aprovações em concursos públicos, um total de 10!
Em 1987, foi aprovado em 2º lugar no concurso da Justiça Federal em Pernambuco, onde permaneceu por 20 anos como Juiz da 3ª Vara. Em 2007, foi promovido para o cargo de Juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, cargo que exerce até hoje. É o único integrante do Tribunal que foi promovido por merecimento com origem na Seção Judiciária de Pernambuco.
“Sou um grande defensor dos concursos públicos como forma impessoal e democrática de selecionar servidores públicos e oferecer oportunidades de ascensão social e profissional. Dediquei-me intensamente à preparação para concursos, pois percebi que seria a forma mais viável para que uma pessoa com a minha origem obtivesse as melhores condições de êxito profissional. Acho importante que todos os agentes públicos percebam a beleza e a magnitude da função pública, seja qual for o nível em que é exercida. Servidor Público existe para servir ao público e deve tratar a todos com o devido respeito, procurando, cada vez mais, alcançar os melhores padrões de eficiência”, defende o professor Erhardt.
A PAIXÃO PELO ENSINO
Apesar de seguir carreira jurídica desse o começo, lecionar era uma paixão para o professor Erhardt. Em 1989 foi aprovado no concurso para professor da Faculdade de Direito do Recife, onde continua dando aulas de disciplinas como Direito Comercial.
Também lecionou em outras instituições privadas, como a Faculdade de Direito de Olinda, a Universidade Católica de Pernambuco, a Fundação do Ensino Superior de Pernambuco, além da Escola Superior da Magistratura.
Manoel acredita que nessa profissão é essencial manter um bom relacionamento com os alunos. “Não deixo sem resposta nenhuma pergunta que me é feita. Se não dominar o tema, procuro encaminhar para quem eu sei que domina e me esforço para dar alguma orientação. Esforço-me para acolher com respeito os que me procuram em razão das minhas atividades profissionais. Espero continuar por mais alguns anos a colaborar com a magistratura e com o magistério, enquanto perceber alguma utilidade na minha atuação”, ensina.
OS PRIMEIROS PASSOS
Tanta dedicação ao ensino não poderia resultar em outra opção: a pedido de seus alunos da UFPE, o professor Erhardt passou a oferecer turmas preparatória para concursos públicos.
Tudo começou em uma pequena sala da casa localizada na Rua Olavo Bilac, no bairro de Boa Viagem, onde atualmente funcionam os estúdios de gravação de Espaço Jurídico. A primeira turma era de Direito Administrativo e teve início em abril de 1999. Em seguida, vieram as turmas de Direito Constitucional e os cursos preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados. Sozinho, ministrava todas as matérias, com exceção de Direito do Trabalho.
Logo em seguida, houve um concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que ofertou muitas vagas e chamou a atenção de muitos candidatos. Decidiu, então, formar então turmas preparatórias para concursos, contando já com a colaboração de outros professores. O curso se tornou conhecido pela seriedade do trabalho e pelo excelente nível dos professores.
Enquanto Manoel dava aulas, a esposa Vera, cuidava sozinha de todos os aspectos administrativos. Aos poucos, os filhos André e Tiago foram se envolvendo também nesta função. Hoje é o filho Tiago que toma conta da parte administrativa.
O Espaço Jurídico começou a crescer e a oferecer diversos cursos preparatórios para os mais diversos concursos, dentre eles para os cargos de Juiz Estadual e Federal, Promotor, Procurador da República, servidores de Tribunais e Auditor-Fiscal. Hoje, além das turmas presenciais, o EJ também tem diversos cursos online para os principais concursos do País.
CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Comentar