Questão comentada de português da ESAF (ui). Vai encarar? Claro que vai. Primeiro porque você é fera e segundo porque tem comentário de Manoel Soares, professor de português.
Capaz de minar as mais sólidas estruturas econômicas e sociais do País, o contrabando pode ser apontado como um dos principais instrumentos de degradação social, produzindo um sem-número de problemas e esgarçando o tecido das relações comerciais e das transações financeiras.
( Adaptado de www.unafisco.org.br)
Assinale a opção em que o argumento apresentado NÃO reforça a ideia principal do texto acima.
a) Devido ao seu caráter ilegal, marginal e ilegítimo, o contrabando expõe a economia doméstica formal à concorrência desleal.
b) Em última instância, o contrabando atenua a questão do desemprego, pois representa uma forma assistemática de absorção informal de mão-de-obra.
c) O sistema que mantém o contrabando também propicia e patrocina o crime organizando, pois favorece o tráfico de armas e de drogas.
d) Embora não se enfoque sempre essa questão, o contrabando vulnerabiliza a saúde pública e põe em risco a via das pessoas com a introdução no mercado de produtos sem qualquer controle regulamentar.
e) A entrada ilegal de substâncias químicas fragiliza o meio ambiente pela introdução de produtos perigosos sem qualquer controle e propicia a destruição e a degradação de reservas naturais.
RESPOSTA: LETRA “B”
COMENTÁRIO SOBRE A INCORRETA.
b) Nesta opção, ao invés de reforçar a ideia principal do texto, faz-se apologia ao “contrabando”: ” Em última instância, o contrabando atenua a questão do desemprego, pois representa uma forma assistemática de absorção informal de mão-de-obra”.
PROF. MANOEL SOARES. LÍNGUA PORTUGUESA.
Comentar