Muita gente quando era pequeno sonhava em ser diplomata, mesmo sem ter amínima ideia do que aquilo significava. Bem, se você cresceu, se informou e continuou gostando da ideia de se transformar em um diplomata, então saiba que pode ter chegado a hora de realizar esse sonho:o Instituto Rio Branco lançou edital com 30 oportunidades para diplomata! Vamos ler mais?
O Instituto Rio Branco lançou edital, nesta quinta-feira (19/1), para contratar 30 novos diplomatas. A organização do certame será realizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União (seção 3, página 138), a remuneração ofertada será de R$ 12.962,12.
Interessados devem se inscrever pelo site da organizadora a partir das 10 horas do dia 26 de janeiro até 12 de fevereiro, de acordo com o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação é de R$ 150.
Para participar, o candidato deve estar no gozo dos direitos políticos, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (apenas aos candidatos do sexo masculino), estar em dia com as obrigações eleitorais, apresentar diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Quem tiver graduação realizada no exterior, deverá apresentar até a data da posse a revalidação do diploma.
O concurso terá quatro fases. A primeira contará com prova objetiva, constituída de questões objetivas de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.
A segunda será uma prova escrita de português, a terceira contará com provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. A quarta e última fase consistirá de provas escritas de espanhol e de francês.
Cada uma das etapas será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.
Os aprovados na seleção ingressarão em cargo de classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida, e no curso de formação do Instituto Rio Branco.
Datas
Consulta aos locais de prova: 16 de março
Prova objetiva (1ª fase): 25 de março
Resultado da prova objetiva e convocação para a segunda fase: 17 de abril
Prova escrita de português (2ª fase): 22 de abril
Resultado da prova escrita: 11 de junho
Provas escritas da terceira fase: junho: 16, 17, 23, 24 e 30; julho: dia 1º
Resultado da terceira fase: 8 de agosto
Provas escritas de espanhol e francês (4ª fase): 1º de julho
Resultado da 4ª fase: 22 de agosto.
Fonte: CorreioWeb
Comentar