"

Foi fundamental a presença do espaço na minha aprovação.Lá achei o melhor local de estudo - a sala de estudo.Além disso, a flexibilidade e prestatividade dos professores também foi um fator muito importante.Durante a preparação tive que manter bastante o foco, fui aprovado em 3 lugar para o concurso de estagiário do TJ e em 23 para estagiário do MPE mas não assumi. Também tomei uma decisão difícil em não estudar para o TRE-PE,foram situações complicadas mas fundamentais para manter o foco.

Durante a caminhada, percebi que estudar é “privilégio”. Se você pode estudar, isso é um privilegio que você tem, então, não se envergonhe não, vá atrás, sinta-se privilegiado por isso.

Tenha cuidado em depositar todas as fichas suas em um só concurso, é justamente nesses em que você se coloca mais pressão de coisas do tipo “eu tenho que passar de todo jeito” ou então “eu não sei o que será de mim se eu não passar”, pois é aí que mora o perigo, pois essa cobrança pessoal pode ser bastante ruim... A frustração de não passar pode ser muito grande, na verdade tem que se ter em mente que a caminhada ainda continua apesar do que vier... Acredito sinceramente na famosa “teoria da fila” que comparam que estudar para concurso é se colocar pacientemente e esperar a fila andar, os primeiros da fila são justamente aqueles que estão estudando há mais tempo teoricamente...

Nunca é tarde muito menos cedo para aprender ou recomeçar. Digo isso porque comecei relativamente cedo a estudar, tenho 19 anos, e não tenho arrependimentos de modo algum por isso, na verdade, só me trouxe aprendizados, então, se você está entrando agora na faculdade não pense que é cedo ainda para se direcionar para concursos.

Dificuldades? Todo mundo passa! O que não faltam são depoimentos de pessoas com mais 50 anos, com filhos, marido, trabalhando... Enfim, com as mais diversas dificuldades conseguindo aprovações. Acredito que essas dificuldades não são para que você desista diante delas, mas sim obstáculos que servem para formar o seu caráter! Que então, trata-se mais de quanto você quer, de fato, esse objetivo. Do “quantum” você deposita de você nisso.

É importante tentar conciliar tudo na sua vida, lembre-se que toda forma de excesso faz mal, que “o Homem deve livrar-se dos seus vícios” e de que para tudo na vida há um tempo!

Ratifico minha gratidão a toda Equipe de funcionários do “Espaço” pela conquista do meu primeiro cargo publico(se Deus quiser) aos 19 anos e um abraço em especial a todos os amigos da sala de estudo que levarei para o resto da vida. Muitas forças para todos, lembrem-se que “Deus nunca te dará uma cruz que tu não possas carregar.

Felipe Viana de Araujo Duque – 23º colocado para o concurso de Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, pólo Recife

Felipe Viana de Araujo Duque